Contador de visitas

Contador de visitas

sexta-feira, 12 de março de 2010

Uma história (Camila de Jesus)


Quando estava no ginásio, estudava no Hugo... sim, sim... no Hugo Lacorte.
Meus professores foram praticamente os mesmos da 5ª até a 8ª série. Eles me conheciam bem, nos conheciam bem e principalmente no meu ultimo ano lá, na 8ª série, eles conversavam muito conosco. Lembro daquelas manhãs frias e quando batia o sinal para a hora do intervalo, todo mundo saia da sala com sua cadeira, para tomar um prolongado sol de 15 minutos. Aquele era o momento de olharmos os garotinhos do 3º ano, das outras 8ªs e seguir com o olhar quem realmente nos interessava.
Nossos professores sempre ficavam conosco, lembro-me bem do Altair (de Inglês), da Luciana (de Lingua Portuguesa), do Rubens (de História), da Márcia (de Matemática)... realmente marcaram minha vida. Bons tempos vivi naquele lugar e que se fosse possivel voltar, eu voltaria.
Depois de longos 15 minutos de sol, tinhamos que ficar atentos, pois depois que o professor entrasse em sala... ninguem mais entrava e o Messias, o coordenador, acabava com a gente, falava um monte!
É... dessa fase da minha vida eu lembro, acho que foi ai que percebi que era um ser pensante... e a partir dai também que comecei a perceber, sem entender, que ninguém vive sozinho, apesar de as vezes precisar estar sozinho... Uma vez, um desses meus professores estava em sala aplicando uma atividade e eu pedi a ele para ir ao banheiro, estava realmente muito apertada e ele parou tudo o que estava fazendo e me disse que eu nao podia ir nao, pois eu só o procurava quando EU precisava.
Aquilo me marcou muito. E na minha ignorancia de 14 anos nas costas, voltei pro meu lugar pensando: "Ué... mas é claro... vou procurá-lo quando eu nao preciso por qual motivo? Quando ele precisa é ele que tem que me procurar..."
Nunca mais pedi nada pra ele e custava até em tirar dúvidas sobre os conteúdos que ele passava... Ele nao foi responsável pela falta de aprendizado. Ele é um excelente professor!
Acho que essa atitude, desse professor, me fez enxergar as pessoas como pessoas mesmo. E mesmo sem entender eu sempre me perguntava o que a gente faz com as pessoas quando não estamos precisando delas.
Hoje em dia percebo que o fato de precisar das pessoas, na maioria das vezes é porque implicitamente sabemos que nao podemos viver sem elas.
Esses dias, foram dias de reflexão. Dias de escritos e dias de dúvidas... e certezas... dias de desabafos precipitados, como ja disse aqui, mas a precipitação também nos faz bem! Faz a gente perceber que devemos pensar e pensar e agir, mas as vezes, também, agir sem pensar. Faz bem!!!
Continuo com esse questionamento: O que fazemos com as pessoas quando não estamos precisando delas? Não tenho resposta pra isso, pois nem sempre é por maldade.
Não sei porque quis contar essa história aqui, mas talvez esse seja o ponto apice da minha história com esse professor. Talvez agora, 11 anos depois eu entenda o que ele quis dizer que eu só o procurava quando EU precisava...
Acho que nao precisa mais nada né?!

Professor: Valeu por tudo, de todas as suas aulas, essa é a única que não vou me esquecer nunca!
Pra terminar vamos lutar?
Tenha esperança sempre! Nenhuma batalha jamais foi ganha sem o poder do entusiamo (John Lord O Brian)


3 comentários:

  1. Posso ajudar em alguma coisa que VOCÊ precise?

    Tô aqui em, (sei que não conto muito), mas...

    beijo*

    ResponderExcluir
  2. Brunooooooooo....
    Adoro seus comentarios!!!
    E pode ajudar sim! Alias, vc ja ajuda!
    Ler as minhas postagens já é uma ENORME ajuda!!!!!!!

    Bju garoto!

    ResponderExcluir
  3. Bela historia!!!Tive um único professor, único porque os outros só foram "professores" esse se transformou em mano meu rsrs, sangue bom demais, no entanto na época Cami ele estava avançado demais pra cabeça dos demais professores, tinha umas ideias que hoje vejo professores tentarem fazer nas escolas, gostava de dar aula ao ar livre AULA MESMO!Era bem loco, conseguia ensinar sem forçar, deixava claro o perder e ganhar do estudar e não estudar, como eu sempre gostei de escrever minhas rimas ele soube explorar esse meu lado e me ajudou pacas nos bang, isso só tem 20 e tralá lá rsrsrs, bj.

    ResponderExcluir