Contador de visitas

Contador de visitas

domingo, 26 de dezembro de 2010

O que tiver que ser, será! (Camila de Jesus)


O que tiver que ser, será!
Não adianta tentar mudar, trocar de jogada, de roupa, de lugar. Cortar caminho, sair mais tarde ou até chegar mais cedo. O que tiver que ser, será. Acredite. É verdade. Pelo menos, é no que eu acredito.
Há algum tempo, (bom tempo!) venho sofrendo esse "Tiver que ser..." por filmes (Não por acaso, Philippe Barcinski, 2007 - BRA / Escrito nas Estrelas, Peter Chelsom, 2001 - EUA / Como se fosse a 1ª vez, Peter Segal, 2004 - EUA), músicas (Encontro - Maria Gadú / O que tiver que ser será - Versão Popular), textos (Não - Camila de Jesus / Não! Gui Crespo / Novos Dias - Sergio Vaz), além dos olhares e das conversas, por telefone, msn e tantas outras redes sociais.
Sim. O que tiver que ser... será!
É, porque não adianta. Será. É destino?! É premonição?! É regra?! Não sei o que é. Acredito que nada na vida é um acaso, tudo tem um porque, a gente só não sabe porquê, me entende?
Muito filosófico talvez, mas muito real também. Analise a sua vida, talvez você encontre nela tantos indicios que te digam e te prove que o que tiver que ser será.
Vamos as citações:
FILMES
NÃO POR ACASO: No filme, um dos personagens acha que pode ganhar todos os jogos, pois traça várias estratégias... e ele ganha. Mas é um jogo. Na vida real, ele também acha que pode ganhar... e não ganha, pois é vida real. Trabalha com pessoas, de carne, osso, coração e sentimento. Não tente mudar as regras. O que tiver que ser, será!
COMO SE FOSSE A 1ª VEZ: Um garanhão, que acha que pode pegar todas e que não se apaixonaria... o que aconteceu?! Se apaixonou, se casou e faz tudo, todos os dias... como se fosse a primeira vez! --- O que tiver que ser, será!
ESCRITO NAS ESTRELAS:
Também neste filme eles colocam uma regra: "Quando eu encontrar a nota e você o livro, saberemos que isso é um sinal." Encontraram, no mesmo dia em que se reencontraram... --- O que tiver que ser, será!
Em filmes, talvez isso seja só ilusão, pura dramaturgia. Pode ser, que seja, mas se é, é porque tem que ser. Afinal, o que tiver que ser, será!
Acredito que os filmes, quando bem assistidos, bem discutidos, bem entendidos, tem o poder de fazer com que a gente reflita, que abramos a mente, o coração, que mudemos...
MÚSICAS
ENCONTRO, Maria Gadu: ♫♪ Deixa estar que o que for pra ser vigora. Eu sou tão feliz! Vamos dividir os sonhos, que podem transformar o rumo da história! ♫♪ Não confunda transformar com mudar. São coisas distintas... bem distintas!
O QUE TIVER QUE SER SERÁ, Versão Popular: ♫♪E tudo tem sua hora... ♫♪ Não adianta fugir, não "adianta adiantar".
Assim como os filmes, acredito que a música é o maior instrumento motivacional para o ser humano. Ela te tira do chão, te coloca no chão, te faz dormir, acordar, pensar, voar, voltar, subir, descer. Discernir, entender. A melodia envolve, a letra, confirma e você?! Interpreta de acordo com a sua realidade.
TEXTOS
NÃO, Camila de Jesus: "É a palavra que nos leva a sofrer por antecipação / A única palavra que permite a nossa evolução."
NÃO!, Guilherme Crespo: "O NÃO ensina ao errado, o que é certo."
Quando recebemos um NÃO ficamos tão, tão, tão... que não conseguimos nem dizer como estamos, mas não conseguimos nem sequer tentar olhar o outro lado da história, não queremos tentar enxergar outra saída, ou outra medida. Nos entregamos aquele não como se ele fosse a última oportunidade da vida e que nada mais pode ser feito depois daquilo. O Não talvez seja o certo, talvez o errado, talvez o errado para a certeza ou ainda a certeza para o erro. Sendo assim, basta esperar, pois, O que tiver que ser, será!
NOVOS DIAS, Sérgio Vaz: "...para alcançar utopias é preciso enfrentar realidades." Quantos Não's precisamos jogar fora, passar por cima pra enfrentar as realidades que nos rondam, nos cercam? Não adianta. O que tiver que ser, será!

Enfim, acho que disse muito, sobre uma coisa que não se tem muito a dizer.
Pode ser que isso seja algo religioso (Deus escreveu e não tem borracha pra apagar então tem que ser assim!), pode ser que seja algo de determinação (Eu quero, Eu posso, Eu consigo), pode ser que seja, simplesmente porque tem que ser.
Bater na mesma tecla acho que é algo comum.
Não adianta querer mudar. O que tiver que ser, será!
E pra não dizer que eu estou utilizando citações do novo tempo, vai uma frase de Machado de Assis, que antes que pensassemos em pensar nisso, ele já havia pensado.
"Não precisa correr tanto, o que é seu às mãos lhe há de vir..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário