Contador de visitas

Contador de visitas

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

O que podemos aprender com Walt Disney? (Camila de Jesus)

Quem nunca pensou em estar em um lugar como a Disney? Sim, a Disney é aquele lugar de encanto e magia que todo mundo gostaria de passar em algum dia. Aquele lugar que tem o Mickey, a Minnie, o Pato Donald, montanhas encantadas, monstros e cinderelas. Aquele lugar que faz os olhos brilharem mesmo quando vemos pela TV. Sim, a Disney é aquele lugar em que todos gostariam de estar... um dia... qualquer dia... Sonhos que vem e vão e que podem um dia sim, ser realizados. Talvez a Disney seja o lugar perfeito para se distrair... Talvez seja o lugar perfeito para se trabalhar. A gente trabalharia se divertindo e fazendo a diversão dos outros. Veríamos os personagens sempre, teríamos fotos com todos eles e usaríamos os bastidores para sermos os VIP’s.

Mas, será mesmo que a Disney seria o lugar perfeito para se trabalhar?

Quantas vezes ousamos nos fazer perguntas? E para quantas das nossas perguntas nós damos respostas? Aquilo que nos gera questionamento realmente nos faz bem? Qual é o lugar ideal para trabalharmos?

Talvez seja essa a pergunta ideal para este momento.

Talvez seja esse o momento ideal para esta pergunta.

A Disney World é um lugar de pura magia. Um lugar onde as pessoas vão e se encantam por tudo o que veem, mas esquecem que aquele lugar não é o perfeito. Esquecem-se que aquele lugar é uma magia proporcionada pelas pessoas que ali trabalham. O lugar torna-se perfeito, pois é lá que é realizado parte dos sonhos, pois chegou-se o dia em que tão esperado para aquelas pessoas que estão lá. As pessoas que lá trabalham (e são muitas) proporcionam a si mesmas a felicidade de estar ali trabalhando, pois determinaram para elas o prazer de sentir prazer no prazer que o outro sente. Parece confuso. E é confuso. Qual é o prazer que sentimos enquanto estamos trabalhando? Sentimos o prazer de desenvolver o nosso serviço? O trabalho que desenvolvemos é um prazer? O prazer de atender a necessidade dos clientes nos deixa felizes? A vontade de não estagnar em um lugar proporciona diariamente em nós a vontade de voltar todos os dias?

Não. Essas perguntas não precisam ser respondidas à ninguém além de você mesmo.

O que podemos então aprender com Walt Disney? Podemos aprender as suas estratégias de gerir as pessoas, de saber que todos tem um grau de importancia, que todos precisam respeitar a hierarquia que todos devem eliminar os inconvenientes, que todos devem ter cuidado com o que dizem e fazem, que todos devem desenvolver o seu caráter.

Estamos acostumados a observar as coisas pelo tempo presente e pelo tempo futuro e nos esquecemos dos tempos passados... vários passados... tempos bons e tempos ruins, mas que foram os responsáveis pelo que somos hoje. Estamos acostumados com aquilo de todos os dias, com os dizeres de “sempre foi assim, por que há de mudar agora?”. Será que não estamos acostumados demais com tudo aquilo que vivemos? Será que a mudança não nos faz bem? Podemos imaginar, que se não fizesse bem estariamos todos bebês até hoje, não precisariamos crescer e desenvolver.

Qual será o bem maior da Disney World? Será os sonhos? Os projetos? A criação e construção de um castelo, uma montanha? Talvez sejam esses os bens da Disney, mas uma frase do seu próprio fundador resume tudo aquilo que nós acreditamos ser o bem maior da nossa Escola-Empresa e é com ela que encerramos o ano de 2010. Desejamos a todos Boas Festas!

“Você pode sonhar, projetar, criar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo.

Mas precisará de pessoas para tornar o sonho realidade.”

Walt Disney

Nenhum comentário:

Postar um comentário