Contador de visitas

Contador de visitas

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

O que é uma amizade certa? (Camila de Jesus)

Há muito tempo venho refletindo sobre as nossas relações de amizade. Reflexões baseadas naquilo que vi, ouvi e presenciei por alguns anos.
Há muito tempo venho observando a relação das pessoas dentro dessa relação.
Afinal, o que é uma amizade correta? Quando somos corretos para alguém no sentido de amizade e o que podemos propor a elas?
Será que a amizade correta é aquela em que não há decepção?
Será que a amizade correta é aquela em que não chateamos?
Será que a amizade correta é aquela que não tem brigas, discussão, olhares fechados, puxões de orelha?
Será que a amizade correta é aquela que só é amizade enquanto tudo está bem?
As vezes enxergamos amizades tão bonitas e fazemos questão de nos espelhar nelas, para termos uma igual ou pelo menos parecida e as vezes isso não é o mais importante.
Fico triste em saber que coisas assim acontecem com pessoas que se importam com a capacidade do amigo que tem, de ser pessoa... Será que a gente enxerga isso, ou nos achamos autodidatas a ponto de não precisar de um conselho, um olho no olho ou de um estou do seu lado...
Será que amizades que surgem do dia pra noite, de um ano pra outro são realmente amizades que devemos substituir por aquelas de anos e anos...?
Isso me incomoda!!!!! Me incomoda ver que existem pessoas que não se tocam com isso e acham que não precisarão mais das antigas amizades.
E nós, conscientes disso, o que temos a dizer sobre isso que nos afeta e que nos faz pensar e pensar e pensar?
Triste??? Muito!
Muito triste saber que lutamos para que a pessoa não se desse mal, que continuasse sendo querida por nós e pelos outros e ela, na sua ignorância, achou que aquele puxão de orelha, aquela abertura de olhos ou aquela critica, era porque estávamos decepcionados com ela enquanto ser humano, fazendo assim pouco caso da sua capacidade profissional.
Comemorações são dignas de pessoas que nos fazem bem e que um dia nos fizeram, mesmo que tenham nos chateado em algum momento das nossas vidas. Isso é comum. Isso é amizade. Amizade não se revela somente em momentos ruins, mas de crescimento (mesmo que com discussão!)
Diante de toda essa relação, tenho a relatar que a minha indignação é com as pessoas que acham que nunca mais vão precisar das antigas amizades por conta de uma nova.
Por experiência própria, nada como uma antiga amizade, pra suprir a necessidade de qualquer momento. Um olho no olho diz muito mais do que um aniversário comemorado somente com a presença física das pessoas, sem atingir a alma, os sentimentos e o coração daqueles que dizem gostar de nós.

3 comentários:

  1. As amizades antigas são para sempre!

    Mas as novas um dia serão as antigas.

    Então temos que conservar e cultivar as duas.

    Não é mesmo ?!

    ResponderExcluir
  2. Devemos cultivar as duas, mas num momento de escolha o que fazemos, ficamos com as velhas ou com as novas?

    ResponderExcluir
  3. Depende da intensidade da amizade e do momento, eu acho.
    Ai fazemos a escolha.

    ResponderExcluir